Novo Ensino Médio
A reforma do Ensino Médio, definida pela Lei nº 13.415/2017, significa para o Sistema de Ensino Objetivo uma oportunidade de reafirmar nosso compromisso com uma educação de qualidade, vigente em mais de cinquenta anos de presença no panorama educacional brasileiro. As diretrizes apontadas nos documentos oficiais confirmam os princípios e as estratégias pedagógicas que sempre estiveram presentes em nossa filosofia educacional, com os estudantes ocupando a centralidade do processo de ensino e aprendizagem.
Marcos Legais
(Fonte BNCC – páginas 9 e 10)
Lei 13.415/17
Marcos legais:
- Base Nacional Comum Curricular (BNCC);
- A Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017 (LDB);
- Portaria nº 1.432, de 28 de dezembro de 2018 (Referencial dos itinerários formativos);
- Resolução nº 4, de 17 de dezembro de 2018 (BNCC - ENSINO MÉDIO);
- Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018 (DCNs).
Competências Gerais da BNCC
1. Conhecimento
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
2. Pensamento científico, crítico e criativo
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
3. Senso estético
Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
4. Comunicação
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos, além de produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
5. Argumentação
Argumentar com base em fatos que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
6. Cultura digital
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
7. Autogestão
Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais, apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
8. Autoconhecimento e autocuidado
Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
9. Empatia e cooperação
Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, suas identidades, suas culturas e suas potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
10. Responsabilidade e cidadania
Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Educação integral visando à preparação para a vida nas dimensões:
intelectual, física, emocional, social e cultural.
Itinerários Formativos
Eixos estruturantes dos itinerários formativos
Investigação da realidade por meio de práticas e produções científicas.
Envolvimento na vida pública por meio de projetos de mobilização sociocultural e ambiental.
Idealização e realização de projetos criativos.
Criação de empreendimentos pessoais ou produtivos articulados ao projeto de vida.
De preferência, os itinerários devem articular os quatros eixos. No mínimo, o itinerário deve ser estruturado a partir de um dos eixos. Foram descritas habilidades dos diferentes tipos de itinerários formativos relacionadas a cada um dos eixos nos Referenciais Curriculares para a Elaboração de Itinerários, MEC.
Tipos de itinerários
Área de conhecimento
Aprofundam e ampliam aprendizagens de uma área e promovem sua aplicação em situações diversificadas.
- Linguagens e suas tecnologias
- Matemática e suas tecnologias
- Ciências da natureza e suas tecnologias
- Ciências humanas e sociais aplicadas
Formação técnica e profissional
Preparam para o mundo do trabalho.
Integrado
Combina mais de uma área do conhecimento e pode ser complementado por formação técnica e profissional.
Projeto Novo Ensino Médio Objetivo
1ª Série
FORMAÇÃO GERAL BÁSICA | ITINERÁRIOS FORMATIVOS | |||
---|---|---|---|---|
Presencial | EAD | Domínios das Ciências da Natureza | Domínios das Ciências Humanas | |
Português | 4 | 1 | 1 - Leitura e Produção de Gêneros Discursivos | 1 - Leitura e Produção de Gêneros Discursivos |
Matemática | 4 | 1 - Matemática Financeira | 1 - Matemática Financeira | |
Física | 3 | 1 - Física do Cosmo | ||
Química | 3 | |||
Biologia | 2 | 1 | ||
Inglês | 1 | 1 | ||
História | 2 | |||
Geografia | 2 | 1 - Mundo Contemporâneo | ||
Arte | 1 | |||
Filosofia | 1 | |||
Sociologia | 1 | |||
Educação Física | 1 | |||
1 - Práticas de Biologia e Química | 1 - Oficina de Arte | |||
1 - Oficina Multidisciplinar | 1 - Oficina Multidisciplinar | |||
1 - Projeto de Vida | 1 - Projeto de Vida | |||
Total: | 22 | 6 | 6 | |
Formação Geral Básica: 28 | Itinerários Formativos: 6 |
Arraste para o lado para visualizar a tabela completa.
TOTAL: Formação Geral Básica + Itinerários Formativos = 34
2ª Série
FORMAÇÃO GERAL BÁSICA | ITINERÁRIOS FORMATIVOS | ||||
---|---|---|---|---|---|
Presencial | EAD | Aprofundamento (presencial) | Domínios das Ciências da Natureza | Domínios das Ciências Humanas | |
Português | 3 | 1 | 1 | 1 - Oficina de Linguagens | 1 - Oficina de Linguagens |
Matemática | 2 | 1 | 1 | ||
Física | 1 | 1 | 1 | 1 - Física Médica | |
Química | 2 | 1 | |||
Biologia | 2 | 1 | |||
Inglês | 1 | 1 | |||
História | 2 | 1 | 1 - Investigações no Tempo | ||
Geografia | 1 | 1 | 1 | ||
Arte | |||||
Filosofia | 1 | ||||
Sociologia | 1 | ||||
Educação Física | 1 | ||||
1 - Práticas de Biologia e Química | 1 - Oficina de Arte | ||||
1 - Oficina Multidisciplinar | 1 - Oficina Multidisciplinar | ||||
1 - Projeto de Vida | 1 - Projeto de Vida | ||||
TOTAL | 15 | 6 | 8 | 5 | |
Formação Geral Básica: 21 | Itinerários Formativos: 13 |
Arraste para o lado para visualizar a tabela completa.
TOTAL: Formação Geral Básica + Itinerários Formativos = 34
3ª Série - 2022
FORMAÇÃO GERAL BÁSICA | ITINERÁRIOS FORMATIVOS | ||
---|---|---|---|
Presencial | EAD | Domínios das Ciências da Natureza e Domínios das Ciências Humanas | |
Português | 3,5 | 1 | |
Matemática | 4,5 | 1 - Matemática Financeira | |
Física | 4 | ||
Química | 4 | ||
Biologia | 4 | ||
Inglês | 1 | ||
História | 3 | ||
Geografia | 3 | ||
Arte | |||
Filosofia | 1 | ||
Sociologia | 1 | ||
Educação Física | |||
TOTAL | 27 | 3 | 1 |
Formação Geral Básica: 30 | Itinerários Formativos: 1 |
Arraste para o lado para visualizar a tabela completa.
TOTAL: Formação Geral Básica + Itinerários Formativos = 31
Projeto de Vida
Construção do Projeto de Vida
Quem eu sou? Quem eu quero ser? O que eu quero ser?
Sentido e propósito de vida. Meu papel no mundo.
Identidade, família, escola e sociedade. Valores.
Educação integral. Formação para a vida.
Metodologias ativas.
Projetos multidisciplinares.
Trabalhos em equipe, engajamento e cooperação.
Neurociência: foco, atenção e inteligência socioemocional.
Autonomia e protagonismo do estudante.
Acolhimento, presença, gentileza e respeito transformando vidas.
Contato
Entre em contato conosco
Encontre uma escola conveniada ao Sistema de Ensino Objetivo
Acesse: www.objetivopertodevoce.com.br