Protocolos de Diretrizes de Biossegurança - Grupo UNIP-Objetivo | Colégio Objetivo

Veja a versão completa

com as crianças.

3.2.3 Higienização e limpeza de ambientes

a) Higienizar brinquedos, trocador (após cada troca de fralda),
tapetes de estimulação e todos os objetos de uso comum antes

do início das aulas de cada turno e sempre que possível, de
acordo com a Nota Técnica nº 47/2020/SEI/ Cosan/GHCOS/
Dire3/Anvisa);
b) Brinquedos que não podem ser higienizados, não devem ser utilizados;
c) As piscinas de bolinhas deverão permanecer fechadas até
o final da emergência sanitária;
d) Sempre que possível, recomenda-se retirar tapetes,
almofadas, estantes de livros e outros recursos pedagógicos de
difícil higienização de dentro das salas de aula;
e) Recomenda-se a instalação, na entrada das salas de aula, de
tapetes sanitizantes (tapetes contendo solução sanitizantes)
precedidos e sucedidos de tapetes absorventes para que os
alunos sequem seus pés depois de pisar no tapete molhado com
sanitizantes, diminuindo o risco de quedas.

3.2.3.1 Recomendações para o recreio, uso de pátio e parque infantil

a) Adotar a setorização dos espaços e brinquedos (escorregador,
balanço etc.) com o mapeamento, a fim de oportunizar todos os
brinquedos para os alunos em formato de estações e circuito;
b) A higienização deverá ser feita antes e ao fim de cada uso e sempre
que se observar a necessidade imediata;
c) Devem ser predeterminadas áreas específicas para número
reduzido de alunos, sem mistura de grupos para melhor rastreamento;
d) Ofertar material individual (sem compartilhamento);
e) Deverá haver supervisão ativa dos alunos pela equipe pedagógica,
com maior número possível de adultos, garantindo o cumprimento das
normas de distanciamento social;
f) O uso de máscaras é obrigatório para estudantes, professores,
equipe pedagógica e de apoio;
g) Recomenda-se incentivar a prática do brincar, a fim de permitir a
estimulação neuropsicomotora, sensório-motora e socioemocional,
fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças (O papel da
atividade física no retorno às aulas presenciais, Programa Impulsiona,
Instituto Península/MEC), observando-se, contudo, as orientações e
cuidados acima previstos, bem como as diretivas abaixo da Secretaria
de Educação da Cidade de São Paulo:

Página 22